quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Uma conversa sobre PROJETOS...


"A realização do trabalho com projeto com os alunos requer muitas vezes, sensibilizar os demais atores da comunidade escolar quanto às possibilidades do uso da tecnologia em novas prática pedagógicas. É importante que a escola desenvolva projetos de dimensões distintas, próprias de cada instância do contexto educacional, porém de forma articulada. O projeto da gestão escolar, expressando seu compromisso político, administrativo e pedagógico poderá viabilizar o projeto de sala de aula do professor, retratando a sua intencionalidade pedagógica, que por sua vez, visa propiciar o desenvolvimento do projeto do aluno, revelando seus interesses para o aprendizado significativo."

16 comentários:

  1. O mais importante muitas vezes é esquecido, que é uma maneira nova de ensinar e aprender. Entendo que um bom projeto tem que fundamentar-se em um princípio básico: a autoria. É inconcebível que alunos e professores participem de projetos como meros expectadores mas não é incomum em algumas escolas os projetos serem concebidos e executados sem levar em conta esse princípio.

    ResponderExcluir
  2. Querida Rosana, trabalhar com Projeto não é nada fácil, pois temos que sair do "cumprir"regras, horários, conteúdos, e adaptar nossas necessidades e de nossos alunos ao produto final que desejamos e para isso temos que ter um Planejamento, seguir um roteiro, nos prepararmos e enfrentarmos as dificuldades de frente, pois todos devem estar em comum acordo com o tema gerador, para que o trabalho possa fluir corretamente.

    ResponderExcluir
  3. É através do projeto trabalhado que a aprendizagem passa a ser significativa, centrada nas relações e nos procedimentos
    O trabalho com projetos é positivo tanto para o aluno quanto para o professor. O professor, se sente mais realizado com o envolvimento dos alunos e com os resultados obtidos e em contrapartida, o aluno aprende mais do que aprenderia na situação de simples receptor de informações. Assim a informação passa a ser tratada de forma construtiva e proveitosa e o estudante desenvolve a capacidade de analisar,selecionar, sintetizar, priorizar e muito mais.

    ResponderExcluir
  4. O trabalho com Projetos torna nossa prática mais viva, empolgante, pois torna possível trabalhar temas significativos, contextualizados, que envolvem professores e alunos numa busca de soluções ou mesmo de opções para construção do saber. E nessa busca as tecnologias abrem um leque de possibilidades infinitas de trabalho e colaboração.

    ResponderExcluir
  5. A aplicação de projeto no processo de ensino aprendizagem possibilita a integração de várias disciplinas, como também a integração da comunidade escolar em prol de uma educação efetiva e de qualidade.Os recursos tecnológicos ampliam as possibilidades de realização de aulas dinâmicas, despertando nos alunos a motivação para adquirir novos conhecimentos.
    Edivana Gomes - OT C.E.Admardo Alves Torres

    ResponderExcluir
  6. Trabalhar com projeto, implica movimento. Nem todos estão preparados ou dispostos para mudanças. É necessário conhecimento, envolvimento e participação dos envolvidos no processo pedagógico, para que os resultados surjam. A motivação gera a participação. Os recursos tecnológicos muito contribuem para essa motivação.

    ResponderExcluir
  7. Penso que trabalhar projeto é ,antes de tudo,integração e socialização. O proposito maior de um projeto é a interdiscilpinaridade e trabalhar dessa forma é exercício de democracia e isso não é fácil,´pois a escola deve estar focada no tema,no desenvolvimento, inserindo ações que correspondam as várias disciplinas que compõe a orquestra escolar.Nesse quesito as tecnologias muito nos auxilia ,mas é importante que tenhamos pessoas que saibam exercer domínio sobre elas e torná-las uma aliada e nunca o contrário.

    ResponderExcluir
  8. projeto, nada mais é do que ter uma visão pré estabelecida do que se quer alcançar, num determinado futuro. Trabalhar projeto hoje em uma undidade escolar requer antes de tudo integração, das partes interessadas, uma socialização de conteúdos,isto é, interdiciplinariedade,requer trabalho em grupo, mas com determinação gera um ótimo resultado.

    ResponderExcluir
  9. A função do projeto é favorecer a criação de estratégias para resolverem um problema proposto, testar algumas hipóteses referentes a um determinado tema, pesquisar sobre um assunto eleito pelo grupo, enfim, levar o grupo a buscar o que lhe é significativo.
    Eliane Maravilha

    ResponderExcluir
  10. O projeto auxilia os alunos a serem conscientes de seu processo de aprendizagem e exige do professor uma postura flexível, de pesquisador onde os desafios e conflitos o estimulem e não o paralisem. As fontes de pesquisa são as mais diversas: livros, material impresso, vídeos, relatos de exposições culturais, músicas, experimentos...
    OT Ilda Soares

    ResponderExcluir
  11. Realmente é importante que se trabalhe com projetos na escola, mas é necessário que toda a equipe esteja integrada para que os objetivos do projeto sejam alcançados.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Projeto é algo inacabado, esboça-se aquilo que desejamos atingir. O educando é o protagonista, e o professor seu parceiro na caminhada, na experimentação.

    ResponderExcluir
  13. Gosto de trabalhar com projetos, pois possibilita uma interação entre os envolvidos e isso motiva a todos a alcançarem um objetivo comum,, só que eu concordo com a colega Mary Jane quando fala das difuculdades que encontramos principalmente a questão do comprometimento de cada um, que acredito que é dos fatores importantes para alcançar as metas estabelecidas de maneira significativa.

    ResponderExcluir
  14. O trabalho com projetos torna as atividades além de mais prazerosas, pois sempre propicia atividades contextualizadas, como também uma elaboração mais cuidadosa e mais pensada do que se vai ensinar.

    ResponderExcluir
  15. Realizar projetos envolvendo a comunidade escolar não é uma tarefa muito fácil, pois depende de um esforço maior para desenvolver uma nova forma de trabalho, ensinar de uma maneira diferente e levar o aluno também a um novo processo de aprendizado. O desafio , portanto, é conseguir envolver a todos na realização dos projetos e levar os alunos a assimilação de uma nova forma de aprender as novas linguagens e a sua participação efetiva ao processo ensino-aprendizagem.
    Uma das dificuldades se dá porque a maioria dos professores tem que se deslocar de um lugar para o outro para trabalhar, com diversas atividades a cumprir e ainda conseguir tempo para fazer cursos de atualização. Equilibrar tudo isso e desenvolver os projetos escolares é verdadeiramente um desafio!

    ResponderExcluir
  16. O trabalho com projetos tem como objetivo ajudar as
    crianças a encontrarem um sentido mais profundo e completo dos acontecimentos
    do seu próprio ambiente e das experiências que mereçam a
    sua atenção.

    ResponderExcluir